A medicina holística é uma abordagem no tratamento médico que se baseia na teoria de que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam juntos como um todo integrado, conhecido como holismo. Essa concepção implica que, ao serem reunidos para formar uma unidade funcional maior, os componentes individuais de um sistema desenvolvem qualidades imprevisíveis a partir de seus elementos isolados.
Essa abordagem valoriza o estudo não apenas de uma doença individual, mas também das respostas das pessoas a essa doença, considerando aspectos físicos, psicológicos e sociais. Dessa forma, uma estratégia de tratamento holístico leva em conta as necessidades únicas de cada indivíduo, considerando todas as facetas da doença, como seus efeitos nas relações pessoais, familiares, no trabalho e no bem-estar emocional do paciente.
O tratamento holístico enfatiza o estímulo à capacidade de autocura do próprio paciente, em vez de depender exclusivamente de recursos cirúrgicos ou medicamentos. Além disso, destaca a importância da educação e do cuidado com o próprio organismo, incluindo aspectos relacionados à dieta e aos exercícios físicos.
Vale ressaltar que a medicina holística não é uma especialidade médica específica, mas uma abordagem que pode ser aplicada em todas as áreas da medicina, não sendo exclusiva de nenhuma delas. Seu foco está na visão ampliada do paciente como um ser integral, considerando não apenas seu corpo físico, mas também suas dimensões emocionais, mentais e sociais para promover uma saúde mais completa e equilibrada.
Débora Gimenes
Terapias aplicadas
Radiestesia
Presenciais ou on-line
Mesas Radiônicas
Presenciais ou on-line
Tarot Terapêutico
On-line
Cura de Gaia
Presenciais
Transformação Interior (auto conhecimento)
Presenciais e on-line
Equilibrio de Chacras
Presenciais e on-line
Ioga básico
Presenciais
Meditação
Presenciais e on-line
Respiração
Presenciais e on-line